noticias639 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Diário BV!

Geral

Entenda a investigação da PF que envolve suposta tentativa de golpe de Estado com Bolsonaro e aliados

Pelo menos nove aliados e ex-ministros de Bolsonaro também foram alvo da PF na investigação

Publicada em 08/02/24 às 13:47h

Rádio Diário BV


Compartilhe
Compartilhar a noticia Entenda a investigação da PF que envolve suposta tentativa de golpe de Estado com Bolsonaro e aliados  Compartilhar a noticia Entenda a investigação da PF que envolve suposta tentativa de golpe de Estado com Bolsonaro e aliados  Compartilhar a noticia Entenda a investigação da PF que envolve suposta tentativa de golpe de Estado com Bolsonaro e aliados

Link da Notícia:

Entenda a investigação da PF que envolve suposta tentativa de golpe de Estado com Bolsonaro e aliados
O objetivo do grupo investigado, segundo comunicado da PF, era garantir a \"manutenção do então presidente da República (Jair Bolsonaro) no poder\"  (Foto: Divulgação/Internet )


A Polícia Federal (PF) realizou uma operação nesta quinta-feira (8/2) que tem como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. A investigação trata de uma suposta tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito nos períodos que antecederam e se seguiram às eleições presidenciais de 2022.

O objetivo do grupo investigado, segundo comunicado da PF, era garantir a "manutenção do então presidente da República (Jair Bolsonaro) no poder". A operação, denominada Tempus Veritatis, teve a expedição de um pedido para que Jair Bolsonaro entregue seu passaporte e não mantenha contato com os demais investigados.

Policiais federais cumpriram medidas judiciais nos Estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal. Pelo menos nove aliados e ex-ministros de Bolsonaro também foram alvo da PF na investigação.

Os militares General Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e General Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, além de Valdemar da Costa Neto (presidente do PL), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça) e Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) — todos aliados próximos de Bolsonaro — foram alvos de mandados de busca e apreensão, segundo fontes da PF ouvidas pela BBC.

Além disso, a operação teve como alvo o padre José Eduardo de Oliveira e Silva, sacerdote da Diocese de Osasco (SP). Segundo a PF, o padre faria parte do chamado "núcleo jurídico" de uma organização criminosa que agia para desacreditar o processo eleitoral, planejar e executar um golpe de Estado para abolir o Estado Democrático de Direito e impedir a posse de Lula.

Minuta golpista


A minuta de decreto “para executar um golpe de Estado”, foi entregue ao ex-presidente em 2022 pelo então assessor da Presidência para Assuntos Internacionais Filipe Martins, que foi preso preventivamente nesta quinta-feira, e pelo advogado Amauri Feres Saad, apontado como mentor intelectual do documento. 

O texto, segundo o relatório da PF, almejava a prisão dos ministros do Supremo  Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, e também a prisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

O documento previa ainda a realização de novas eleições, diante do que seriam indícios de fraude nas urnas eletrônicas. 

A PF afirma que Bolsonaro teria pedido alterações no documento, para tirar os nomes de Mendes e de Pacheco. Em dado momento, a PF afirma que Moraes “foi monitorado pelos investigados, demonstrando que os atos relacionados à tentativa de Golpe de Estado e Abolição do Estado Democrático de Direito, estavam em execução”.

Nas investigações, a PF menciona que Martins embarcou para os Estados Unidos junto com Bolsonaro em 30 de dezembro de 2022, no avião presidencial, sem passar por procedimentos migratórios. Ele também teria retornado ao país, meses depois, sem registros, “o que pode indicar que tenha se evadido do país para se furtar de eventuais responsabilizações criminais”, diz o relatório policial. 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 +55 (95) 99165-4464

Copyright (c) 2024 - Rádio Diário BV