As tropas que compõem o Comando Militar da Amazônia desenvolveram diferentes atividades para a manutenção de sua prontidão durante essa semana, com destaque para ações de adestramento na Operação Príncipe da Beira e para a inspeção de materiais da Operação Roraima.
Nos dias 20 e 21 de maio, foi conduzida uma inspeção técnica operacional para garantir a eficiência do recém-criado 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Roraima.
A 1ª Brigada de Infantaria de Selva uniu-se às tropas da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, do Comando Militar do Oeste, para verificar os materiais de emprego militar enviados ao novo Regimento como parte da Operação Roraima. A inspeção visa garantir a operacionalidade da nova organização, localizada no extremo norte do Brasil.
Já na 17ª Brigada de Infantaria de Selva, militares participaram da Operação Príncipe da Beira, exercício de adestramento que envolve atividades de patrulha, tiro diurno e noturno, comunicações, primeiros socorros, orientação noturna, orientação fluvial e infiltração aquática. A Operação aconteceu em Humaitá, de 19 a 23 de maio.
Os treinamentos servem para aprimorar a capacidade de liderança e o poder de combate das frações no ambiente de selva e na região de fronteira, elevando o nível de operacionalidade e o permanente estado de prontidão das organizações do Comando Militar da Amazônia.