noticias951 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Diário BV!

Geral

Operação na Terra Yanomami resulta em prisão de suspeito envolvido na atividade do garimpo ilegal

Foram destruídos equipamentos de mineração e apreendidos cerca de uma tonelada de cassiterita e outros materiais

Publicada em 16/07/24 às 10:16h

Rádio Diário BV


Compartilhe
Compartilhar a noticia Operação na Terra Yanomami resulta em prisão de suspeito envolvido na atividade do garimpo ilegal  Compartilhar a noticia Operação na Terra Yanomami resulta em prisão de suspeito envolvido na atividade do garimpo ilegal  Compartilhar a noticia Operação na Terra Yanomami resulta em prisão de suspeito envolvido na atividade do garimpo ilegal

Link da Notícia:

Operação na Terra Yanomami resulta em prisão de suspeito envolvido na atividade do garimpo ilegal
Operação de número mil ocorreu na região de Palamiú e resultou em prisão de suspeito  (Foto: Casa Civil BR)
A milésima operação de segurança do Governo Federal na Terra Indígena Yanomami para a retirada do garimpo ilegal ocorreu no sábado, 13 de julho. 

A ação foi realizada na região de Palimiú com a participação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Força Nacional e Funai. 

Foram destruídos equipamentos de mineração e apreendidos cerca de uma tonelada de cassiterita, 140 litros de combustível, uma antena Starlink e uma tesoura de corte. Houve, ainda, a detenção de um suspeito envolvido na atividade do garimpo ilegal.

A partir da implantação da Casa de Governo, em 29 de fevereiro deste ano, o objetivo prioritário é o combate à logística arquitetada pelos criminosos para o acesso às riquezas da maior terra indígena do Brasil, situada na Amazônia.

Desde o início dos trabalhos, já foram apreendidas e inutilizadas 18 aeronaves, mais de 72 mil litros de óleo diesel, 467 motores, 54 antenas Starlink, 38 toneladas de cassiterita e 10.848 quilos de ouro. No período, 59 pessoas foram presas. 

“É um marco. Em cinco meses, enfrentamos com determinação, inteligência, coordenação e parceria o garimpo ilegal que tanta destruição ocasionou à Terra Yanomami e a seus detentores”, afirmou o diretor da Casa de Governo, Nilton Tubino.

O planejamento do Governo Federal para os próximos meses é consolidar a retirada de invasores, ampliar as políticas públicas e promover a autonomia dos yanomami, em especial para a saúde e a segurança alimentar. 

“Sem o garimpo, damos espaço para que novas medidas sejam implementadas pelos órgãos federais que atuam na pauta indígena. Ainda é preciso muito apoio para o resgate do povo yanomami. Os estragos do garimpo, como a contaminação por mercúrio e a disseminação de doenças, somados aos anos de descaso, deixaram uma herança de terra arrasada. É para mudar esta realidade que estamos trabalhando”, complementou Tubino.

Além dos dados de apreensões e destruição da infraestrutura criminosa, o governo já registra queda acentuada da atividade ilegal, bem como o aumento dos custos para exploração do garimpo na Terra Indígena Yanomami. 

O número de alerta de garimpo na Terra Indígena Yanomami teve queda de 73% no período de janeiro, fevereiro, março e abril de 2024, comparado ao mesmo período em 2023, de acordo com o Censipam, órgão vinculado ao Ministério da Defesa. Já os custos para a atividade do garimpo ilegal ficaram 40% mais caros.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 +55 (95) 99165-4464

Copyright (c) 2024 - Rádio Diário BV