O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou a prorrogação da atuação da Força Nacional de Segurança Pública na região da Amazônia Legal, que engloba o estado de Roraima. A medida, oficializada por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (11), visa fortalecer o combate a crimes ambientais.
Na região da Amazônia Legal e do Pantanal, a prorrogação estende a presença da Força Nacional por 30 dias, de 17 de março a 15 de abril de 2025. O foco principal será o combate a incêndios florestais, com atuação em ações de polícia judiciária e perícia forense.
A portaria especifica que os profissionais da Força Nacional atuarão em apoio às Polícias Civis dos estados e à Polícia Federal, investigando e combatendo as causas de incêndios provocados por ação humana. A atuação ocorrerá em conjunto com órgãos de segurança pública e defesa social dos estados da região, além de órgãos e entidades responsáveis pela proteção do meio ambiente.