Durante o mês de janeiro, o estado de Roraima apresentou um aumento expressivo no número de casos de Covid-19, de acordo com dados do Painel Coronavírus do Ministério da Saúde.
Na primeira semana epidemiológica, de 1º a 6 de janeiro, o estado registrou 29 casos da doença, número que saltou para 236 casos na quarta semana, de 21 a 27 de janeiro, representando um aumento considerável.
Além disso, os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Covid-19 também apresentaram uma tendência de alta no estado, conforme apontado pelo boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo especialistas, as possíveis causas para esse aumento de contaminação incluem situações como a maior circulação de pessoas em locais de compras e festas familiares no final de ano, bem como a queda natural da imunidade das pessoas ao longo do tempo. A ausência de vacinação com a vacina bivalente, que oferece maior proteção contra as variantes do SARS-CoV-2, também é apontada como um fator contribuinte para a disseminação do vírus.