No último sábado, 10 de fevereiro, o Comando Militar da Amazônia (CMA) finalizou com sucesso o deslocamento estratégico de materiais de emprego militar para a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), em Roraima, no âmbito da Operação Roraima. Esse esforço logístico abrangeu unidades de diferentes regiões do Brasil e teve como objetivo fortalecer a defesa da fronteira no norte do país, ampliando as capacidades operacionais na região.
Em parceria com o 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado (18º RC Mec), um conjunto de viaturas e equipamentos militares, incluindo dezenas de Mísseis Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC), chegou para reforçar a prontidão operacional e logística da Brigada Lobo D’Almada. Essa iniciativa está alinhada ao Plano Estratégico do Exército, que busca assegurar a segurança e a soberania brasileira no estado de Roraima, região de grande importância estratégica para o país.
Além disso, a operação marcou a transformação do Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Boa Vista no 18° Regimento de Cavalaria Mecanizada, evidenciando a evolução e modernização das forças armadas brasileiras. A conclusão bem-sucedida da Operação Roraima destaca o constante preparo do Exército Brasileiro para cumprir sua missão de proteger as fronteiras e garantir a segurança do território nacional, por meio do reforço de recursos e capacidades operacionais.