Uma ação conjunta liderada pela Polícia Civil de Roraima resgatou os corpos de três garimpeiros na tarde de segunda-feira, 19, em uma área de garimpo na Terra Indígena Yanomami, no município de Alto Alegre. As buscas continuam para localizar os outros dois corpos na região.
Participam da operação equipes da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, do Exército por meio do Comando Militar da Amazônia (CMA), da Marinha e da Força Aérea Brasileira.
Segundo o delegado titular de Alto Alegre, Wesley Costa de Oliveira, os corpos foram encontrados e levados para Boa Vista, entregues no Instituto de Medicina Legal (IML) na manhã desta terça-feira, 20. Passarão por exames periciais para confirmação das identidades.
Os corpos estavam em avançado estado de decomposição, dificultando a identificação oficial. O delegado explicou que serão utilizados métodos como análise da arcada dentária e, se necessário, exames de DNA. As equipes continuam as buscas pelos dois corpos restantes.
O delegado destacou a importância da interação entre as forças de segurança para o sucesso da operação e ressaltou que o trabalho ainda está em andamento.
"No entanto, o trabalho ainda não está concluído, e as equipes permanecem empenhadas em encontrar os outros corpos e em investigar os eventos que resultaram nessas mortes", disse.
Duas ocorrências foram registradas pela PCRR sobre as mortes dos garimpeiros em conflitos na Terra Yanomami. Familiares solicitaram ajuda para resgatar os corpos e esclarecer os eventos que levaram às mortes.