Na manhã desta quinta-feira, 22, a Secretaria de Saúde de Roraima anunciou em uma coletiva de imprensa a chegada de um lote significativo de vacinas contra a dengue, totalizando 20 mil 670 doses.
A iniciativa tem como foco principal o público jovem, especificamente crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Valdirene Oliveira Cruz, Coordenadora de Vigilância em Saúde, destacou a estratégia por trás da distribuição das vacinas.
"Essas vacinas vêm com uma estratégia que é o público-alvo. São crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Vai iniciar por uma população, mas todas as estratégias de organização nós vamos estar discutindo na próxima segunda-feira, 26, numa reunião com todos os secretários de saúde dos municípios já contemplados e as coordenações de imunização," disse Cruz.
Ela também enfatizou que a vacinação é mais uma ferramenta de prevenção, que não substitui, mas complementa as outras estratégias já em uso, como a eliminação de criadouros do mosquito e outros cuidados promovidos pela vigilância epidemiológica.
Dez municípios de Roraima serão os primeiros a receber as vacinas: Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, e Uiramutã.
Dr. Edson Castro, Secretário Adjunto de Estado da Saúde, reforçou a importância desta campanha.
"Roraima é um dos primeiros estados contemplados com a vacina. A vacina é para agregar o tratamento. É bom lembrar que existem duas doses da vacina, com intervalo entre a primeira e a segunda dose de 90 dias," explicou Castro, sublinhando a necessidade de completar o esquema vacinal para obter a proteção desejada.
Rosângela da Silva Santos, Gerente do Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue, também comentou sobre a importância da vacinação como um complemento às medidas de controle do vetor.
"É importante dizer que medidas simples podem garantir também esse controle do vetor, a vacina vem para ser um aditivo nessa prevenção," declarou Santos, lembrando que ações cotidianas de prevenção são fundamentais na luta contra a dengue.