O nível do rio Branco atingiu 0,13 metros negativos nesta quarta-feira, 26. O dado foi registrado na régua localizada no Centro de Captação de Água Bruta, que vem sendo monitorada desde o início da estiagem pela equipe da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).
O gerente do Sistema de Água da Caer, Paulo Anderson Amorim, explicou que o rio Branco representa a principal fonte de abastecimento da Boa Vista e a baixa contínua do nível do rio é preocupante.
“Todas as medidas necessárias para que a captação de água no rio continue sendo realizada de forma eficaz já foram tomadas, porém, a forte estiagem afeta os lençois freáticos dos poços artesianos que reforçam o abastecimento da capital”, destacou Paulo.
A crise hídrica no Estado já reduziu a produção de água potável nos 94 poços artesianos em 20%, o que acaba ocasionando baixa pressão na rede de distribuição de água dos bairros mais afastados.
Ele lembrou ainda, que a última estiagem severa registrada no Estado foi em 2016, quando o nível do rio Branco chegou a -0,57 negativo.
Na terça-feira, dia 20 de fevereiro, o nível do rio estava 0,06 m negativo, ou seja, baixou 7cm nos últimos sete dias. No dia 21, o rio continuava com -0,06m, no dia 22 baixou para (-0,04m), dia 23 (-0,05m), dia 24 (-0,07m), dia 25 (-0,11) e hoje, dia 26, o nível chegou a -0,13m.