O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, anunciou o reconhecimento sumário da situação de emergência em sete municípios de Roraima afetados pela estiagem. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), permitindo que Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima e Uiramutã solicitem recursos do Governo Federal para realizar ações de assistência humanitária.
As prefeituras desses municípios agora têm a possibilidade de pedir apoio financeiro para iniciativas como a compra de cestas básicas, fornecimento de água potável e aluguel de caminhões-pipa, visando atender às necessidades urgentes da população afetada.
Para solicitar os recursos, os municípios em situação de emergência devem utilizar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de assistência às vítimas, os recursos podem ser direcionados para a restauração de serviços essenciais e a reconstrução de infraestrutura e moradias danificadas ou destruídas pelos desastres.
Após a submissão dos planos de trabalho com as informações necessárias, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as metas e os valores solicitados. Uma vez aprovada, a liberação do montante correspondente será oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, garantindo o apoio necessário para a recuperação das regiões atingidas.