Marina Silva destaca urgência de conter desmatamento e queimadas em Roraima
A ministra ressaltou a importância de uma ação conjunta para conter o desmatamento e as queimadas
Publicada em 29/02/24 às 15:04h
Rádio Diário BV
Compartilhe
Link da Notícia:
Apenas em fevereiro, até o dia 27, foram registrados 2001 focos no estado (Foto: Reprodução / Redes Sociais )
Durante a inauguração da Casa de Governo para coordenar ações no Estado, em especial de proteção ao Território Yanomami, a ministra Marina Silva destacou que as queimadas em Roraima são resultado de uma "combinação terrível" do fenômeno climático El Niño, que provoca um aumento da temperatura na região, juntamente com incêndios criminosos e as alterações climáticas.
A ministra ressaltou a importância de uma ação conjunta para conter o desmatamento e as queimadas. "Conter a queimada é fundamental para que a gente não veja o nosso povo sofrendo". Ela observou que a maioria dos focos de incêndio ocorre em áreas do Estado.
Os focos ativos de queimadas em Roraima aumentaram significativamente nos dois primeiros meses de 2024, praticamente alcançando o mesmo patamar registrado durante todo o ano anterior, de acordo com dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Até o momento, esses focos representam quase 30% de todos os registros no país.
Entre o início do ano e 27 de fevereiro, foram identificados 2.605 focos ativos de queimadas em Roraima, conforme dados do Inpe.
Apenas em fevereiro, até o dia 27, foram registrados 2001 focos no estado, estabelecendo um recorde histórico desde o início da série em 1998. Em um único dia, 20 de fevereiro, foram registrados impressionantes 538 focos. O mês de janeiro também apresentou um alto número, com 604 focos, sendo o pior resultado desde 2017.
Devido à seca e às queimadas, o governo federal reconheceu situação de emergência em nove dos 15 municípios do estado no início da semana. Essa medida facilita o acesso das prefeituras a recursos para mitigar os efeitos desses eventos.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.