Empresa fornecedora da Amazon e Disney ligada a garimpo na TI Yanomami, revela PF
Há também investigações que apontam transações suspeitas entre cooperativa e um empresário ligado ao garimpo ilegal em Roraima
Publicada em 03/03/24 às 13:41h
Rádio Diário BV
Compartilhe
Link da Notícia:
A empresa em questão é a White Solder Metalurgia e Mineração (Foto: Divulgação/Greenpeace)
Segundo reportagem da Folha de São Paulo, algumas das maiores empresas do mundo, como a Amazon e a Disney, estão entre os clientes de uma mineradora que foi alvo de uma operação da Polícia Federal contra garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A empresa em questão é a White Solder Metalurgia e Mineração, grande produtora de estanho em escala mundial.
A investigação, que faz parte da Operação Forja de Hefesto, revelou que a White Solder esteve envolvida em transações no valor de R$ 166 milhões em cassiterita adquirida da Cooperativa de Produtores de Estanho do Brasil, atuando como intermediária de uma suposta organização criminosa de extração ilegal de minério na Terra Indígena Yanomami.
Além disso, a PF identificou que a empresa, fornecedora de multinacionais como Amazon, Walt Disney Company e Starbucks, adquiria o mineral de forma deliberada ou por negligência, para posterior processamento e exportação, sendo vendido inclusive para grandes empresas de tecnologia.
A investigação apontou que a White Solder seria a ponta final de uma organização criminosa que envolve garimpeiros atuando ilegalmente na Terra Indígena Yanomami. A cooperativa Coopertin, ligada a essa operação ilegal, estaria envolvida em esquemas de lavagem de dinheiro e suspeita de atuar como empresa de fachada.
A Justiça Federal decretou o bloqueio de bens da White Solder e da cooperativa, além de suspender as atividades econômicas da Coopertin. De acordo com a reportagem, há também investigações que apontam transações suspeitas entre a cooperativa e o empresário Rodrigo Cataratas, ligado ao garimpo ilegal em Roraima.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.