No dia 5 de maio, mais de 2,14 milhões de candidatos de todo o país disputarão as 6.640 vagas oferecidas no maior processo seletivo para o serviço público da história no Brasil. As provas serão aplicadas simultaneamente em 228 cidades das 27 Unidades da Federação e terão questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em parceria com a Cesgranrio, divulgou hoje os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como de início e duração das provas. A orientação é para que os candidatos estejam atentos para evitar atrasos e reduzir as chances de serem afetados por imprevistos.
As provas serão aplicadas em dois períodos. Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30, no horário de Brasília, e serão fechados às 8h30. As provas têm início às 9h e, neste turno, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7) responderão 20 questões objetivas, de múltipla escolha, sobre conhecimentos gerais. Haverá ainda uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas de múltipla escolha, além de uma redação. A duração da prova é de 2h30.
À tarde, os portões serão abertos às 13h (de Brasília) e serão fechados às 14h, com as provas tendo início às 14h30. Os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 50 questões objetivas, de múltipla escolha, e de conhecimentos específicos. Já os inscritos no bloco de nível médio terão pela frente mais 40 questões objetivas, de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino. No turno vespertino, a duração da prova é de 3h30.
A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação está prevista para 3 de junho. A divulgação final dos resultados deve ocorrer em 30 de julho. No dia 5 de agosto, o Governo Federal iniciará a convocação dos aprovados para posse e cursos de formação.
Roraima tem 17.882 pessoas com inscrição confirmada para o CPNU
Das mais de 2,14 milhões de pessoas em todo o Brasil com inscrições confirmadas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) — após concluírem o pagamento da inscrição ou tiveram direito à isenção —, 17.882 estão no estado de Roraima. As provas do CPNU serão aplicadas nas cidades de Boa Vista e Rorainópolis.