noticias662 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Diário BV!

Cidade

Prazo para motoristas fazerem exame toxicológico termina nesta terça (19)

Condutores com carteira C, D e E são obrigados a fazer o teste

Publicada em 30/04/24 às 10:16h

Rádio Diário BV


Compartilhe
Compartilhar a noticia Prazo para motoristas fazerem exame toxicológico termina nesta terça (19)  Compartilhar a noticia Prazo para motoristas fazerem exame toxicológico termina nesta terça (19)  Compartilhar a noticia Prazo para motoristas fazerem exame toxicológico termina nesta terça (19)

Link da Notícia:

Prazo para motoristas fazerem exame toxicológico termina nesta terça (19)
São mais de 3,4 milhões de motoristas que estão em situação irregular.  (Foto: Marcelo Camargo)
Quem tem carteira de Habilitação categorias C,D e E - aquelas válidas para caminhões, caminhonetes, vans, microônibus, trailers - e carretas têm até esta terça-feira (30) para fazer o exame toxicológico obrigatório. 

A determinação é do Código de Trânsito Brasileiro e vale tanto para a obtenção quanto para a renovação da habilitação e também na pré-admissão e demissão de motoristas profissionais, que deverão comprovar que não fizeram uso de drogas nem de medicamentos estimulantes.

São mais de 3,4 milhões de motoristas que estão em situação irregular. Essa é considerada uma infração grave, a multa de R$ 1.467,35 é automática, pelo sistema eletrônico dos Detrans estaduais e do DF, e ainda vale sete pontos na carteira.

No site do Senatran, que é a Secretaria Nacional de Trânsito, o motorista pode consultar se precisa ou não fazer o teste. Basta informar CPF, data de nascimento e a validade da CNH. Outra forma de saber se está em dia com o exame toxicológico, é ver no aplicativo Carteira Nacional de Trânsito. Para fazer o exame, basta consultar um laboratório credenciado. Não precisa de receita médica, apenas a habilitação.

Esse exame deve ser feito a cada dois anos e meio ou no momento da renovação da CNH. Quem tem mais de 70 anos, pode esperar o vencimento do documento para isso. Ele é feito a partir de amostras de cabelo, pele ou unha e mostra se houve uso de drogas ou substâncias psicoativas em um período de 90 a 180 dias anteriores à coleta. Ele não é invasivo e nem dói. E mostra uso de substâncias como anfetamina, cocaína, crack, morfina, maconha e derivados. O preço médio do exame é de R$ 135, podendo variar de região para região.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 +55 (95) 99165-4464

Copyright (c) 2024 - Rádio Diário BV