A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) abriu um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de profissionais de apoio escolar e tradutores/intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), visando fortalecer a educação inclusiva na rede estadual de ensino e nos centros de atendimento educacional especializados, tanto na capital quanto no interior.
O edital, publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) no dia 16, prevê a contratação de 290 profissionais de apoio escolar (cuidadores de alunos) e 43 intérpretes, além da formação de um cadastro reserva. As inscrições estarão abertas entre os dias 21 e 26 de maio.
O processo seletivo é regido por diversas legislações federais e estaduais que garantem a inclusão e o apoio adequado aos estudantes público-alvo. Os interessados podem se inscrever presencialmente no prédio da antiga Escola Estadual Princesa Isabel, localizada no Centro Cívico de Boa Vista, ou online, através da página de acompanhamento do Ierr (Instituto de Educação de Roraima),
por meio deste link, onde também está disponível o edital completo.
Para participar, os candidatos devem apresentar documentos como CPF, documento de identificação e certificação de conclusão do ensino médio, além dos certificados específicos para cada função.
“São dois profissionais de extrema importância para a promoção da educação inclusiva na rede estadual de ensino. As inscrições ocorrerão de forma presencial ou online. Convidamos todos os interessados para que se inscrevam”, disse a presidente da comissão estadual de processos seletivos, Rosalete Saldanha.
As funções dos cuidadores de alunos incluem suporte na alimentação, locomoção, higiene corporal, vestimenta, comunicação e atividades correlatas, garantindo segurança e bem-estar aos alunos com deficiência ou transtorno do espectro autista.
Já os tradutores e intérpretes de libras farão a mediação da comunicação entre surdos e ouvintes e atuarão em diferentes atividades pedagógicas e eventos escolares.
SELEÇÃO, AVALIAÇÃO, REMUNERAÇÃO E JORNADA DE TRABALHO
A seleção será feita por meio de avaliação de títulos, considerando a formação acadêmica e cursos complementares dos candidatos. Ambos os cargos possuem uma carga horária de 30 horas semanais e oferecem uma remuneração de R$1,5 mil mensais.
Os interessados devem acompanhar a publicação de todos os atos referentes ao processo no DOE, na página de acompanhamento e nas redes sociais da Seed.