O 1º Batalhão Logístico de Selva (1º B Log Sl), “Batalhão Capitão Phellipe Sturm”, realizou o transporte de viaturas blindadas para a fronteira no extremo norte do país, no contexto da Operação Roraima.
Esta ação, em apoio ao 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado (18º RC Mec), faz parte da estratégia de presença, dissuasão e resistência para a manutenção da soberania brasileira.
As viaturas blindadas multitarefa – leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4X4 Guaicurus, equipadas com torres manuais Platt e SARC REMAX 3, foram transportadas para reforçar o poder de combate do 3º Pelotão Especial de Fronteira (3º PEF), localizado no município de Pacaraima.
Disputa territorial
O deslocamento de tropas e equipamentos militares para Roraima teve início após a escalada de tensões entre Venezuela e Guiana causada pela disputa pelo território de Essequibo. Alvo de uma controvérsia que remonta ao século 19, esse território voltou a ser reclamado pelo governo da Venezuela no ano passado. Em dezembro, os eleitores venezuelanos aprovaram, em referendo, a incorporação de Essequibo, que soma 75% da atual Guiana.
Fonte: Comando Militar da Amazônia