Nesta segunda-feira, 17 de março de 2025, o prefeito Arthur Henrique realizou a entrega de novas máquinas e implementos agrícolas no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na região do Bom Intento, em Boa Vista, Roraima. O objetivo da ação é impulsionar a produção de pequenos agricultores da zona rural e comunidades indígenas do município.
Uma grade aradora, três tratores New Holland de 130 cavalos, duas colheitadeiras de cinco linhas da marca Yanmar e dois caminhões com plataforma e contêiner, tipo Roll On Roll Off reforçarão a produção agrícola do município. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, os novos insumos agregam com a prestação de serviço no campo.
"Com esses equipamentos, vamos conseguir dar mais agilidade para a produção agrícola, como preparo de solo antes do plantio, entrega de insumos, escavação de tanques para criação de peixes e irrigação de lavouras. Então, esses equipamentos são fundamentais e já vão para campo de forma imediata", disse.
Hoje, a prefeitura passa a contar com 142 máquinas e implementos, entre tratores, caminhões, pás carregadeiras, escavadeiras e patrola, a disposição da agricultura. Na atual gestão, mais de R$ 50 milhões foram investidos em insumos, bovinos, vacinas, materiais de construção, sistema de irrigação, entre outros.
A prefeitura presta apoio com o plantio de diversas culturas como milho, soja, feijão, melão, melancia, batata-doce, macaxeira e hortaliças. Produtor rural no Bom Intento, há 6 anos, Wanderley José, afirma que equipamentos da prefeitura tem ampliado a produção na zona rural do município.
"Devido ao incentivo da prefeitura com assistência técnica, insumos e máquinas, estamos conseguindo alavancar produtores que antigamente trabalhavam de forma manual e têm conseguido escalar a produção, gerando mais renda para as famílias. Com os novos equipamentos são mais insumos nos ajudando na lavoura", contou.
Atualmente, 1.615 famílias são atendidas na zona rural, com o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), da Prefeitura de Boa Vista, além das 17 comunidades indígenas do município. As máquinas e implementos estregues foram adquiridos com emenda parlamentar do senador Chico Rodrigues.