Venezuela desafia Guiana e aprova criação do estado de Essequibo
A Guiana manifestou "grave preocupação" com a aprovação da lei
Publicada em 22/03/24 às 19:01h
Rádio Diário BV
Compartilhe
Link da Notícia:
A região do Essequibo se tornou alvo de intensa controvérsia desde 2015. (Foto: Divulgação )
Nesta sexta-feira, 22 de março de 2024, o Parlamento venezuelano aprovou uma lei designando o Essequibo como estado, intensificando a disputa centenária por esse território rico em petróleo, administrado pela Guiana. A região do Essequibo se tornou alvo de intensa controvérsia desde 2015, quando foram descobertas jazidas de petróleo na área pela petrolífera ExxonMobil.
A Lei Orgânica para a Defesa de "Guayana Esequiba", aprovada por unanimidade, foi enviada ao Supremo Tribunal para validação de sua constitucionalidade. O presidente do Parlamento, Jorge Rodríguez, e o deputado Diosdado Cabello comemoraram a aprovação, ressaltando o direito do povo venezuelano de defender seu território.
O presidente Nicolás Maduro elaborou o projeto da lei após um referendo interno realizado em dezembro para ratificar a soberania sobre a região do Essequibo, reivindicada pela Venezuela há mais de um século. A proposta incluía a criação do estado "Guayana Esequiba" e penalizações para aqueles que apoiassem a causa da Guiana.
A Guiana manifestou "grave preocupação" com a aprovação da lei, denunciando-a como uma violação da soberania e integridade territorial do país. Comprometida com a paz na região, a Guiana afirmou que não permitirá a usurpação de sua soberania e integridade territorial, garantindo esforços para preservá-las.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.