A Polícia Federal prendeu em flagrante, nessa última segunda-feira, 13 de maio, duas pessoas pelos crimes de usurpação de bens da União e porte ilegal de arma de fogo, no Aeroporto de Boa Vista.
A ação teve início a partir de denúncia indicando que em um voo havia um passageiro transportando ouro de maneira ilegal. Após fiscalização, foram encontrados 7,850 kg de ouro de maneira ilegal, com uma mulher.
Em seguida, os policiais federais conseguiram localizar o receptador do material, o qual estava aguardando a chegada da mulher nas imediações do Aeroporto. O suspeito foi abordado e, na sua posse, foi encontrada uma arma de fogo.
A mulher responsável pelo transporte do ouro relatou que a sua função era apenas transportar o ouro até Boa Vista, e que a mercadoria seria entregue ao indivíduo abordado pelos agentes nas imediações do aeroporto, o qual, inclusive, já foi alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal no ano de 2023, que teve como objetivo desarticular a atuação de pilotos de aeronaves que serviam de apoio logístico ao garimpo ilegal operacionalizado na Terra Indígena Yanomami.
Diante da situação, os indivíduos foram encaminhados à Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, onde permanecerão à disposição da justiça.