A Força Aérea Brasileira (FAB) está utilizando uma nova Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) chamada "Nauru 500C" na Operação CATRIMANI II, que tem como objetivo combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, localizada na região de Boa Vista, em Roraima. Esta aeronave, classificada como um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP), está sendo empregada no mapeamento das áreas de operações sob a responsabilidade dos militares e agências envolvidas.
A ARP "Nauru 500C" foi transportada por meio do helicóptero H-36 Caracal do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão, e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) enviou uma equipe de especialistas para operar a aeronave. Este equipamento permite o mapeamento, vigilância e monitoramento do local, contribuindo para as ações repressivas contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na região.
A FAB já opera outras aeronaves remotamente pilotadas, como as RQ-900 Hermes e as RQ-1150 Heron I, que possuem sensores de alta definição e autonomia de até 40 horas de voo.
A Operação CATRIMANI II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo do Estado em Roraima, e visa agir de modo preventivo e repressivo contra atividades ilegais na Terra Indígena Yanomami.