Nessa terça-feira, 13, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da Divisão de Operações Aéreas (DOA-PRF) em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Agência Nacional de Aviação (ANAC), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Força Nacional, apreenderam uma aeronave de asa fixa e prendeu duas pessoas em atividade de garimpo na Terra Indígena Yanomami.
Durante voo de reconhecimento na região da TI Yanomami, foi identificado uma aeronave de asa fixa, em baixa altitude, próxima a morros e serras, a fim de dificultar sua visualização e aproximação.
Após acompanhamento aéreo por meia hora, a aeronave pousou em uma pista clandestina, onde já haviam dois veículos aguardando, que empreenderam fuga ao avistar a equipe. Após patrulhamento na mata, dois homens foram localizados e presos.
A aeronave estava em mau estado de conservação, sem os bancos e carregado com 550 litros de Diesel e combustível de aviação que seriam utilizados na logística do garimpo ilegal.
A aeronave foi inutilizada pelo IBAMA e os detidos encaminhados para a Polícia Federal.