Uma nova ação da Polícia Federal, em Pacaraima, prendeu 14 venezuelanos pelo crime de estelionato previdenciário, em razão de fraudes nas concessões dos benefícios de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família.
Em sucessão à Operação Ataktos, equipes da polícia federal flagraram inúmeros veículos com placas venezuelanas deixando clientes em frente à agência da Caixa Econômica Federal do referido município.
Após realizarem abordagem, verificou-se que quase todos os clientes que aguardavam na fila eram de origem venezuelana. Todos aqueles que não conseguiram comprovar a residência em solo brasileiro, foram conduzidos até a delegacia da polícia federal para esclarecimentos.
Das 42 (quarenta e duas) pessoas conduzidas, 14 restaram presas em flagrante pelo crime de estelionato previdenciário, considerando as confissões, ausências de comprovação de endereço e comprovação de que recebem o benefício assistencial.
Os presos foram encaminhados à justiça competente onde vão responder pelo crime de estelionato previdenciário com penas que superam a seis anos de reclusão e multa.
A ação aconteceu no dia 30 de outubro, mas só foi divulgada nesta segunda-feira, 4 de novembro, pela Polícia Federal.