Na manhã desta quarta-feira (6/11), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/RR) deflagrou a Operação Franchising com o objetivo de desarticular uma ramificação de facção criminosa que opera o tráfico de drogas no varejo em Roraima.
Foram cumpridos 24 mandados nas cidades de Boa Vista, Caracaraí e São Luís do Anauá, todas em Roraima.
As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça de Roraima, sendo nove mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão.
A investigação mostrou que os suspeitos gerenciavam pontos de venda de drogas em municípios de Roraima, utilizando um modelo semelhante ao de franquias onde os membros locais pagam “royalties” à liderança da organização criminosa.
A Operação Franchising visa combater facções, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas. Os presos e investigados seguem à disposição da Justiça e poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa, estando sujeitos a penas que somadas podem chegar a 23 anos de reclusão e multa. Além da participação em organização criminosa e tráfico, os investigados têm registros por homicídio, roubo e apropriação indébita.
A FICCO/RR é integrada pelas Polícias Federal, Militar, Civil, Penal, além das Secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Cidadania do estado.