A Polícia federal prendeu, nessa quinta-feira, 7 de novembro, um passageiro que tentava embarcar com mais de 300 aves silvestres no Aeroporto Internacional de Manaus.
Os pássaros são canários-da-terra, que estavam amontoados dentro gaiolas em três malas despachadas, em situação de maus tratos. O conteúdo das bagagens foi detectado em inspeção de rotina do aeroporto e logo em seguida a Polícia Federal foi atrás do passageiro.
O responsável pelos pássaros já estava dentro do avião, quando foi abordado. Ele foi conduzido à Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas e responderá por receptação e por delitos previstos na Lei de Crimes Ambientais.
As aves foram transportadas de Roraima para a capital amazonense em ônibus e seriam enviadas a São Paulo em um voo que partiu no fim da tarde, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Após a apreensão, os pássaros foram encaminhados ao Ibama na mesma quinta-feira, onde receberão cuidados e serão preparados para reintegração à natureza.
Um inquérito foi aberto para apurar de onde as aves foram retiradas, qual seria seu destino e quem seriam os outros participantes do crime.