noticias623 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Diário BV!

Política

Operação Higeia: CGU e PF combatem irregularidades na saúde em Roraima

Indicativos de conluio para apresentação de orçamentos para pagamento de órteses, próteses e materiais especiais (OPME)

Publicada em 02/02/24 às 18:36h

Rádio Diário BV


Compartilhe
Compartilhar a noticia Operação Higeia: CGU e PF combatem irregularidades na saúde em Roraima  Compartilhar a noticia Operação Higeia: CGU e PF combatem irregularidades na saúde em Roraima  Compartilhar a noticia Operação Higeia: CGU e PF combatem irregularidades na saúde em Roraima

Link da Notícia:

Operação Higeia: CGU e PF combatem irregularidades na saúde em Roraima
Investigação se iniciou após denúncia apresentada à CGU   (Foto: Divulgação )
Nesta sexta-feira (02/02), a Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal (PF), deflagrou a Operação Higeia com o objetivo de investigar e combater irregularidades na área de Traumatologia/Ortopedia, relacionadas à contratação de uma empresa especializada pela Secretaria de Saúde de Roraima (SESAU/RR). A operação é resultado de denúncias de supostas fraudes e desvios de recursos na adesão à Ata de Registro de Preços, que gerou um contrato no valor de R$30.205.995,96, recursos provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após aprofundamento das investigações, foram identificados favorecimentos à empresa contratada, indícios de conluio para apresentação de orçamentos irregulares e ausência de definição de metas, resultando em pagamentos de serviços sem critérios de mensuração. Além disso, a auditoria conduzida pela Unidade Regional da CGU no Acre já havia constatado irregularidades no Pregão Eletrônico que resultou na Adesão da Ata de Registro de Preços, incluindo superfaturamentos e falhas no planejamento da contratação.

O impacto social dessas irregularidades é significativo, prejudicando a efetividade da execução de políticas públicas em Roraima, afetando diretamente o atendimento à população pelo Hospital Geral do Estado (HGR), que realizou um número limitado de cirurgias ortopédicas em 2022. Enquanto isso, membros de uma organização criminosa auferiam vantagens econômicas ilícitas.

A Operação Higeia consistiu no cumprimento de dez mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Santa Bárbara de Goiás (GO). Além dos policiais federais, nove auditores da CGU participaram do trabalho de campo. A CGU disponibiliza a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias sobre esta operação ou quaisquer outras irregularidades, garantindo o anonimato dos denunciantes.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 +55 (95) 99165-4464

Copyright (c) 2024 - Rádio Diário BV