Durante a reunião realizada nesta segunda-feira (13), a comissão especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que está tratando da convocação dos candidatos aprovados no último concurso da Polícia Civil (PCRR), realizado em 2022, definiu que o próximo encontro será no dia 20 de maio, com o governador Antonio Denarium (PP). Todos os envolvidos reconheceram a “necessidade real” de convocar novos servidores para o quadro da PCRR.
O deputado Gabriel Picanço, presidente da comissão, afirmou: “Nós temos que aguardar a posição do governador, que é o ordenador de despesas e sabe das finanças, até onde pode chegar. A necessidade é real, os cargos existem, mas nós temos que ter a responsabilidade fiscal para fazer o pagamento. Não adianta contratar centenas de profissionais e no final do mês não ter como remunerar.”
Durante a reunião, Guilherme Vieira, aprovado para o cargo de delegado, argumentou: “Não faria sentido chamar apenas 11, que são os que estão hoje no cadastro de reserva de delegados, para fazer um curso de formação. Seria um número muito pequeno para uma grande estrutura.”
O chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, destacou a importância do debate e do trabalho em conjunto entre os poderes Legislativo e Executivo, afirmando: “O Poder Legislativo é importante para que, com o Executivo, encontre uma saída, para que esses servidores venham a integrar as fileiras da Polícia Civil do Estado de Roraima.”
A delegada Darlinda de Moura Viana ressaltou: “Daqui a alguns meses, a gente vai empossar 205 novos policiais. Não teremos uma recomposição de 2004, estamos fazendo uma recomposição mínima, para oxigenar nossas carreiras e entregar um serviço de melhor qualidade.”