Nesta sexta-feira, 14 de junho, a comissão especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) se reuniu com o Tribunal de Contas (TCE-RR) com o objetivo de solicitar apoio na investigação de possíveis irregularidades no governo do Estado. O presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), juntamente com os deputados Jorge Everton (União) e Aurelina Medeiros (Progressistas), foram recebidos pelo conselheiro Brito Bezerra.
O relator da comissão, deputado Jorge Everton, explicou o motivo da visita ao TCE: "Viemos oficializar o pedido de auxílio técnico para elucidar as denúncias. Estamos discutindo até que ponto havia necessidade de um empréstimo ser feito, se havia dinheiro sobrando em caixa? Essas dúvidas queremos elucidar e chegar a uma conclusão."
De acordo com o parlamentar, as investigações giram em torno de um possível superávit nas contas do governo de R$ 400 milhões, mesmo o Estado alegando déficit do mesmo valor para este ano.
Por sua vez, o conselheiro Brito Bezerra destacou a responsabilidade do TCE em auxiliar o Poder Legislativo Estadual: "Temos a responsabilidade de auxiliar o Poder Legislativo Estadual e os municipais. O Poder Legislativo terá o apoio institucional do TCE no que for demandado pela comissão."
Além dos já mencionados, a comissão especial é composta por Soldado Sampaio, Renato Silva, Aurelina Medeiros, Lucas Souza, Coronel Chagas, Idazio da Perfil e Rarison Barbosa. De acordo com o ofício para pedido de providências, foram abertos créditos adicionais até maio deste ano que chegam a quase R$ 2 bilhões, levantando suspeitas sobre a situação financeira do Estado.
A deputada Aurelina Medeiros ressaltou a importância do trabalho da comissão: "Somos deputados antes de tudo. Temos o interesse de que toda denúncia seja esclarecida. Estamos procurando justamente onde está e se há esse erro."