Após a mudança da estratégia de vacinação contra o HPV pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Boa Vista começou a oferecer a imunização em dose única, substituindo o esquema anterior de duas doses. A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
Com essa alteração, o ministério também recomenda a busca ativa para garantir que jovens brasileiros de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina sejam imunizados.
Ana Paula Merval, superintendente de Vigilância em Saúde, enfatizou que as decisões sobre mudanças nos esquemas vacinais são baseadas em estudos técnicos e científicos. "Ficou comprovada a permanência dos anticorpos da vacina no organismo com apenas uma dose", disse.
Para receber a vacina contra o HPV em Boa Vista, os pais e responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS ou CPF nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que oferecem o serviço.
O HPV é uma infecção sexualmente transmissível comum, associada ao desenvolvimento de câncer de colo do útero e outros tumores em homens e mulheres. Vale ressaltar a importância da imunização para prevenir essas condições.