Com o lançamento do painel de monitoramento do programa Mais Médicos, realizado pelo Ministério da Saúde durante a última reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), os residentes de Roraima agora têm acesso a informações detalhadas sobre o programa, incluindo dados segmentados por região, Unidade Federativa (UF) e município.
Atualmente, no estado, 312 profissionais do Mais Médicos estão atuando nos 15 municípios.
Dividida em eixos, a ferramenta oferece um panorama com total de vagas ativas, ocupadas, em ocupação e desocupadas; número de profissionais ativos com recortes de gênero, raça, nacionalidade, faixa etária, tipo de equipe e tipo de território no qual atuam.
Também disponibiliza informações sobre a atuação na saúde indígena; vagas ativas nos programas de provimento federal; série histórica; potencial de cobertura; e glossário com os principais termos utilizados.
De acordo com o diretor de Programa da Secretaria de Atenção Primária, Jerzey Timóteo, além da transparência à sociedade em geral, a disponibilização dos dados é uma estratégia para que estados e municípios possam ganhar perspectiva de planejamento, e – consequentemente – expandir o Mais Médicos em seus territórios ou reposicionar os profissionais em médio e longo prazos.