Um levantamento realizado pelo Instituto Avon e pelo Observatório de Oncologia revelou que Roraima está entre as unidades federativas com a menor cobertura de mamografias no Brasil.
Apenas 5% das mulheres na faixa etária recomendada para o rastreio do câncer de mama realizaram o exame entre 2021 e 2022, um índice que coloca o estado em posição de empate com o Distrito Federal e abaixo da média nacional.
A região Norte, como um todo, apresentou uma cobertura de 10,1% no mesmo período, distante do patamar de 70% sugerido pela Organização Mundial da Saúde para a população-alvo – mulheres entre 50 e 69 anos.
Este baixo índice de rastreio pode estar associado ao alto percentual de casos diagnosticados em estágios avançados da doença.
Durante o auge da pandemia da Covid-19, houve uma queda significativa na realização de mamografias em Roraima, com uma redução de 44,6% em 2020 comparada ao ano anterior.
Esse decréscimo é um dos mais expressivos da região Norte, indicando o impacto da crise sanitária nos serviços de saúde preventiva.
MAMOGRAFIA
A mamografia é um exame radiológico feito nas mamas. Possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher tenha sintomas.
Estima-se que 1 a cada 8 mulheres desenvolvam o câncer de mama em algum momento da vida. Realizar a mamografia na periodicidade indicada pelo médico especialista permite os casos sejam diagnosticados com maiores chances de cura.