O Farmácia Popular atinge duas décadas de existência com uma expansão notável: agora, 95% dos medicamentos e insumos essenciais estão disponíveis gratuitamente para todos os roraimenses.
O anúncio feito pelo Ministério da Saúde beneficia pessoas que necessitam de tratamentos como colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, permitindo que retirem seus medicamentos sem qualquer custo.
Mais de mil pessoas em Roraima serão beneficiadas por esta medida, que se soma aos três milhões de brasileiros já incluídos no programa. Além de facilitar o acesso aos remédios necessários, a iniciativa deve proporcionar uma economia para os usuários, podendo chegar a até R$ 400 ao ano.
O programa oferta 41 itens, entre fármacos, fraldas e absorventes e, até a implementação dessa medida, somente medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram gratuitos.
Para os outros, o Ministério da Saúde pagava até 90% do valor de referência dos medicamentos e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.
Com essa atualização, 95% dos medicamentos e insumos podem ser retirados de forma gratuita, o que equivale a 39 dos 41 itens de saúde distribuídos, ampliando o acesso a saúde para população de todo o Brasil.